Ponto-Atrás

Ponto atrás
Ponto atrás
Ofan
Ofan
Ofan
Ofan

Nesta primeira exposição individual apresento o meu processo de criação de bordados como forma de comunicação e expressão a partir do meu desenvolvimento como artesã, historiadora e artista.

Ponto atrás é um ponto básico para o bordado manual, para fazê-lo a agulha sai na frente do risco e retorna a um ponto anterior, preenchendo o risco aos poucos com passos para trás. Esse processo de olhar para trás para avançar para frente se assemelha com o processo da pesquisa histórica e sua função social de compreender o presente a partir do passado. 

Na pesquisa histórica procuramos compreender esse passado costurando os diversos retalhos que contam uma narrativa. Os primeiros retalhos da minha história vem de Ibitinga, cidade do interior de São Paulo conhecida como a capital do bordado pela produção de roupas de cama, mesa e banho. Outros retalhos foram costurados nesta narrativa com a minha formação acadêmica como historiadora produzindo uma visão de mundo e contribuindo para essa forma de expressão. 

A exposição que apresento aqui está dividida em três partes: Cama, Mesa e Banho, onde cada uma diz respeito a um fragmento dessa história.

Cama

Cama é um berço, lugar de origem.
ipe amarelo
ybytinga
cruz do cigano
dioguina
matriz
bordadeira
senadinho
coreto
fonte dos leões
mapa ibitinga

Mesa

"Você é aquilo que você come."
borboletas amarelas
jose arcadio
remedios
rebeca
18brumario
antropofagia
bandeirantes assassinos
ditadura militar
ditadura militar
ditadura militar

Banho

A voz nua
corpo manifesto
chega de fiu fiu
mulheres sangram
nem puta, nem santa, muito menos sua
minha vida me pertence
aborto legal e seguro para não morrer
orgulho
bor-dados mortos por COVID
bor-dados casos de COVID
Local
Espaço Cratera
Abertura
Encerramento