Em 2023 eu participei da 3ª edição da Exposição de Arte das Helenas com o tema “Intersecções”, realizada pela Revista Helenas, tendo como curadora Julia Yuri Landim Goya, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Bauru.
A terceira edição da Mostra aconteceu presencialmente no espaço localizado no hall de entrada do Teatro Municipal de Bauru, com abertura no dia 10 de março, às 19h, até dia 31. O tema “Intersecções” foi proposto pela curadora Julia Yuri Landim Goya, com o objetivo de dar visibilidade a projetos artísticos diversos realizados por mulheres de Bauru e região. Julia Yuri é designer, artesã, mestre em Ergonomia Organizacional e professora universitária, trabalha com Metodologias Ágeis de Inovação e Processos Maker fundamentadas em Empreendedorismo Feminino e Design Social.
“Afinal, somos feitas de pedaços, de cortes, de transposições e conjuntos complexos. Somos mulheres. E como mulheres, somos intermediárias de espaços, de pessoas, de situações, mas como feministas podemos impedir e intervir certos comportamentos em nossa sociedade”, comenta Julia Goya.
Na série de bordados que inscrevi para a III Exposição de Arte das Helenas trabalhei a aceitação do meu corpo e da natureza dos corpos femininos através do questionamento a respeito da depilação. A série Corpo Manifesto nasceu da minha vontade de expressar um questionamento a respeito da imposição estética a que estamos sujeitas, principalmente através da depilação. A quem serve e para quê? Mulheres adultas têm pelos, não há vergonha nisso e não deve haver regra que nos obrigue a tirá-los.
Além da exposição, a Revista Helenas promoveu uma série de lives com as artistas participantes. A minha foi dia16/03, quinta-feira, às 19h30.